Voluntariedade
- Catarina Oliveira
- 9 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Voluntariedade: aquilo que é voluntário, que vem da vontade; desejo; impulso.
Nos processos de desenvolvimento pessoal e na Mediação de Conflitos, uma das caracteristicas intrínsecas que os define é a voluntariedade.
E, há que posicioná-la no devido lugar, sob pena de perder a identidade, a importância, e a utilidade.
Normalmente, pensa-se que " se tenho vontade, não necessito da ajuda de ninguém para resolver. A vontade basta-me".
De contrário, também está bastante disseminada a ideia de que, se há conflito (intra e interpessoal), não há vontade do próprio, ou das partes em resolvê-lo.
Identidade: o que é, então a vontade? De um ponto de vista literal, a vontade é o impulso, o desejo de algo.
De modo mais relacionado com a área de desenvovimento pessoal, ou com as formas não tradicionais de resolução de conflitos, vontade implica uma intenção internamente estruturada em iniciar um processo com vista a alcançar um estado emocional capacitante, que permita a descoberta de novas e diversificadas vias de solução.
A sua importância? É ela que nos prepara (vontade=propósito) para atingir um objectivo. É o gatilho inicial necessário para o passo seguinte.
É a afirmação prévia necessária para o começo de algo com substância.
" Eu quero"- sem esta declaração sentida não há profissional, Coach ou Mediador de Conflitos, que possa orientar e conduzir com êxito o processo.
Porém, por vezes, este querer está oculto. Mas existe. Nesses casos, compete-nos a nós, profissionais, o saber perscrutar o outro, descobrir as pistas.
Num reenquadramento mais ousado para quem não se movimenta nestas áreas, o profissional pode reformular a existência de conflito, como um sinal sério e claro da vontade em resolvê-lo. Afinal, a sua dinâmica faz nascer novas realidades, muito mais trabalhadas pela energia gerada; o despertar de algo que necessitava de vir à tona (o famoso iceberg).
A sua utilidade ? vontade é descoberta, é iniciativa, é abertura de espaço para construção do novo ou renovado eu, ou nós.
A vontade é o sonho manifestado com potencialidade para transformar a realidade.
Não a teremos todos?
Commentaires