top of page

Motiv-ação


Outro dia li num documentário sobre, imagine-se, Ciência (surpreendentemente, ou não, porque tudo na vida se baseia em três ou quatro princípios de uma simplicidade assustadora, porém, dada a nossa condição humana, difícil de desvendar), que é a acção que faz a esperança, e não a esperança que faz a acção.

Que belo mote para a época do ano em que nos encontramos. Época de muita esperança em novas acções, que com o passar dos dias se esbate por entre os automatismo a que nos subtemos, porque parar custa.

Tomar um copo bem demorado de tempo, ou seja, resgatar o tempo para nós mesmos, colocando-nos, necessariamente, no centro de todas as questões, pois a sua resolução a nós compete, é um investimento que não nos permitimos realizar.

Ao invés, temos esperança, ou melhor, esperamos que tudo se resolva por si, esquecendo-nos que agir por nós é essencial para nos cumprirmos.

Proponho-te então, uma paragem temporária, para um recomeço definitivo em 2018: antes de saberes o que esperas de 2018, sabe, primeiramente, quem és agora, e o que mais poderás vir a ser em 2018.

Para tal, basta (lá está a tal simplicidade que só precisa de tempo para ser descoberta) questionares-te em relação a todas as acções que empreendeste na vida (e olha que já é uma grande colecção, acredito), quais delas foram as que te deram mais satisfação, sentimento de concretização, preenchimento dos teus poros, música para os teus ouvidos.

Faz uma lista, enumera-as, ou então faz um desenho que resuma todas elas. Não custa nada, como disse, basta parar, para recuperar tempo.

Depois, visualiza bem essa lista ou desenho, e indaga-te: o que me levou a fazer estas acções?; Quais os valores, que são meus, que estão por detrás de cada uma, ou várias delas?; Para que é que eu realizei certa coisa (repete esta muitas vezes, aconselho-te :)); O que me dá aquela concretização?

Escreve todas as palavras que te venham à cabeça, desde independência, alegria, autonomia, auto-estima, amizade, amor, família, união, paz, tranquilidade, serenidade...

Calma, já não te peço para te questionares mais. Apenas mais uma acção: desta lista, escolhe 3 a 5 palavras que te ressoem mais, e reescreve-as de modo bem forte e visivel, ou então desenha um símbolo para cada uma delas, e guarda-as num local de fácil acesso para ti.

É que são este os teus MOTIVOS para a acção; são estes os teus valores mais profundos, que te fazem mover em direcção aos teus objectivos. Sem os conheceres, as tuas esperanças para 2018 podem não se tornar em acções.

Se os souberes; se os guardares contigo e relembrares-te deles todos os dias de manhã, ganharás energia e impulso para, mais uma vez, agires de acordo com o que verdadeiramente és.

Que tenhas um 2018 motivado.

 
 
 

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page